Qual o papel do consultor de Segurança do Trabalho?
Quem faz a segurança do trabalhador na sua empresa?
Quem permanece atualizado e possui conhecimentos que permitam auxiliar a encontrar a melhor solução para reduzir os riscos para os trabalhadores?
Estas perguntas parecem corporativistas, mas o intuito é refletir sobre quanto de preparo que cada pessoa tem para cuidar dos assuntos que exigem um grau de conhecimento, porque estamos falando de atendimento legal e mais importante, da saúde e da segurança de pessoas.
Para qualquer empresa é difícil manter uma pessoa permanentemente fazendo cursos, aprimorando conhecimentos e ainda fazendo a gestão da segurança.
Na pequena empresa muitas vezes é impossível ter alguém locado para este fim. Para as grandes, a corrida para cumprimento de procedimentos internos, impede que questões de maior alcance e mesmo o diálogo com outras experiências seja realizada.
E é aí que entra o consultor, o especialista. Aquele que aponta caminhos para encontrar soluções que reduzam seus custos, seus passivos e ainda melhorar seu desempenho operacional.
Nas pequenas empresas o consultor auxilia a compreender os requisitos legais e encontrar as melhores maneiras de cumpri-los, evitando surpresas desagradáveis, reduzindo gradativamente o número de acidentes e afastamentos, buscando soluções que sejam adequadas à natureza e porte da organização. Sem invencionices, com respeito à cultura da empresa e ao negócio como um todo.
Mas e as grandes empresas? Por que precisam de consultor se já possuem corpo técnico especializado?
Dificilmente uma empresa possui um corpo técnico que cubra todas as áreas de segurança do trabalhador. Gerenciamento de risco de acidentes, químicos, físicos, biológicos, aspectos ergonômicos… E muitas vezes, há uma solidão por parte de quem toma decisões de segurança, sem uma interlocução que permita encontrar as melhores soluções, que tenha percepções diferentes que possam agregar ao desempenho da empresa.
O consultor é como um “médico” da empresa, que permite reduzir os custos com segurança do trabalho e oriente nas melhores medidas para que sua empresa tenha sempre e cada vez mais, saúde, segurança e bons resultados.
Todos precisam de um médico em algum momento, sua empresa também pode precisar.