O que é proteção respiratória?

O que é proteção respiratória?

Em tempos de pandemia, houve um direcionamento das atenções para o uso da máscara. De uma hora para outra, surgiram um monte de especialistas e interessados na proteção respiratória falando siglas PFF2, N95 e afins.

Mas será que proteção respiratória é só a proteção contra um vírus?

Não. Proteção respiratória é muito mais que a proteção contra agentes biológicos como vírus, fungos e bactérias.

Vamos começar com o nome correto, o equipamento de proteção respiratória clássico é o respirador. Máscara é uma denominação popular e não o nome técnico correto.

Porém a escolha do respirador depende da compreensão do risco, que por sua vez precisa da compreensão do sistema respiratório.

Um sistema de condução de ar

Tudo começa no trato respiratório superior, onde o ar é inalado e aquecido para seguir pela traqueia até os brônquios. Até aqui o sistema respiratório é basicamente um condutor do ar inalado com todos os seus contaminantes, químicos ou biológicos, até a zona de troca gasosa, que são os alvéolos. Nesses minúsculos “saquinhos” altamente vascularizados o sangue venoso “despeja” o gás carbônico e “carrega” o oxigênio, transformando-se em sangue arterial.

Certo, parece um simples sistema de condução com uma troca no final da linha. Mas vai muito além disso, porque não inalamos apenas ar limpo. Inalamos o ar como ele está no ambiente e com isso recebemos além do oxigênio, uma série de contaminantes. Partículas sólidas de origens diversas, vapores, gases, vírus, bactérias e fungos. Tudo isso disperso no ar e invisível aos nossos olhos.

Nossa respiração acontece através de um complexo sistema que inclui volumes de inalação e exalação, pressões parciais dos gases, mecanismos de proteção e absorção do oxigênio e que infelizmente, muitas vezes absorve outros elementos que afetam nosso organismo, mesmo em quantidades mínimas.

Atuação dos contaminantes

Cada um desses contaminantes age de um jeito diferente no corpo em função da concentração que está no ar. Alguns serão retidos pelo muco existente no trato respiratório superior, outros  vão passando e fazendo estrago, ainda há aqueles que só têm efeitos depois que entram nos alvéolos. Alguns permanecem causando doenças nas diversas partes do pulmão, outros migram para outras partes do corpo, para então causar danos.

Há diferenças também no tempo que leva uma pessoa a desenvolver ou apresentar sintomas de doenças ocupacionais, essas diferenças são devidas à variedade nos corpos dos trabalhadores, devido à natureza do contaminante e à parte do corpo atingida.

Dessa forma, considerando que os mecanismos de ação de cada contaminante são diferentes, significa que precisamos entender sua forma de atuação para montar um programa eficiente para proteção respiratória.

Programa de Proteção Respiratória (PPR)

O Programa de Proteção Respiratória tem a função de identificar os diversos contaminantes provenientes das atividades laborais, entender sua forma de atuação no organismo, propor medidas de redução da exposição, selecionar adequadamente os respiradores de acordo com o tipo de contaminante, atividade realizada, características do ambiente e por fim, de acordo com as características faciais do trabalhadores.

O PPR estabelece as medidas de proteção, as capacitações necessárias, formas de uso e manutenção dos Equipamentos de Proteção Respiratória (EPR), integração com outros equipamentos de proteção individual e como administrar todo esse sistema para que seja eficaz na proteção dos trabalhadores.

Existe uma publicação da Fundacentro que estabelece os requisitos mínimos para realização de um bom Programa de Proteção Respiratória, incluindo os ensaios de vedação.  Está disponível no link que deixamos abaixo.

Mas quem deve desenvolver um PPR?

Todas as empresas que possuam atividades quem gerem exposição dos trabalhadores a agentes químicos ou biológicos e que exista a necessidade de escolha de um equipamento de proteção respiratória. Esta é uma exigência legal que deve ser cumprida.

Quer entender melhor como cumprir mais esta exigência legal? Conte conosco!

 

Referências:

http://www.fundacentro.gov.br/biblioteca/biblioteca-digital/publicacao/detalhe/2016/6/programa-de-protecao-respiratoria