Segurança – Por quê “gastar” com isso?
Para iniciar as nossas conversas por aqui, é importante apresentar o que fazemos e qual o propósito da área de segurança do trabalhador.
A engenharia de segurança do trabalho tem sido abordada como uma área cartorial. A legislação manda ter, então a empresa contrata alguém ou um prestador de serviços para fazer alguns relatórios, medições e segue com o trabalho, seja na área de serviços, seja na área de manufatura, sem que estes documentos saiam da gaveta ou tragam qualquer impacto na saúde da sua empresa ou na vida do seu trabalhador.
Mas a engenharia de segurança em sua essência é muito mais que isso e pode sair do status de geradora de custos para a condição de apoio na redução deles e melhoria da produtividade.
É o uso de conhecimentos que vão interferir na sua empresa, passando por seu processo produtivo, por suas práticas, uso de produtos, planejamentos e ferramentas, que visam tornar sua empresa mais saudável, reduzindo passivos trabalhistas e tornando o ambiente e as práticas de trabalho mais sustentáveis no longo prazo.
E não há uma fórmula mágica que é aplicável a todas as empresas igualmente e vai resolver tudo. Assim como cada paciente precisa do olhar do seu médico com a prescrição para o seu caso específico, cada empresa é única e precisa ser estudada em profundidade para que possa sanar os pontos que trazem passivos, verdadeiros ralos por onde escoam os lucros da empresa.
E este é o nosso propósito, auxiliar a sua empresa através de diagnósticos em campo, medições e entrevistas, analisar seus processos e fornecer informações práticas que se transformam em melhores decisões no planejamento e execução de seus processos.
Sem mágica, mas com foco, conhecimento e trabalho.
Desengavete seus documentos de segurança do trabalho, mais do que papéis, eles devem ser diagnósticos que apresentam as situações de trabalho e as possibilidades de redução de passivos.
Não sabe como interpretá-los? Estamos aqui para auxiliar nisso também!