PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos

PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos

Elaboração do Programa de Gerenciamento de Riscos como parte do sistema de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, conforme Norma Regulamentadora 01 (NR01).

O PGR identifica e avalia riscos físicos, químicos, biológicos, riscos de acidentes e fatores ergonômicos aos quais os trabalhadores estão expostos. Essas informações são o subsídio para o planejamento das ações de eliminação e redução dos riscos. Em outras palavras, permite a redução dos riscos aos trabalhadores a partir de um programa estruturado.

Diferentemente do antigo PPRA, o PGR é um programa mais abrangente que permite a adoção de medidas integradas de gerenciamento dos riscos aos quais os trabalhadores estão expostos. Essa abordagem cria uma sinergia entre as diversas medidas de proteção e prevenção.

O programa é elaborado a partir do conhecimento das atividades desenvolvidas pela empresa. Também são realizadas entrevistas com cada trabalhador, investigação de riscos no ambiente de trabalho e medições, quando necessárias, comprovando as hipóteses de exposição ao risco e permitindo a redução dos mesmos.