PPR – Programa de Proteção Respiratória
Se em sua empresa há trabalhadores expostos a riscos químicos e biológicos, estes podem afetar a função pulmonar dos trabalhadores. O conjunto de ações de redução desses riscos é chamado de Programa de Proteção Respiratória (PPR).
O PPR avalia em profundidade os riscos existentes, propõe medidas de proteção coletivas e individuais e avalia sua eficácia. Em outras palavras, é um sistema de gestão da proteção respiratória com ações e responsabilidades bem definidas.
Além disso, para verificar a eficácia do uso dos equipamentos de proteção individual para proteção respiratória é realizado o ensaio de vedação, que permite verificar a adequação do respirador ao risco identificado e ao formato facial do trabalhador. Juntamente com as orientações sobre o uso correto do respirador, o funcionário aprende sobre as manutenções de rotina necessárias para sua proteção.
O PPR é um programa de elaboração obrigatória por todas as empresas que possuem necessidade de proteção respiratória de seus trabalhadores.